
The Walking Dead (The Walking Dead no Brasil e The Walking Dead:Os Mortos-Vivos em Portugal) é uma série de televisãodramática e pós-apocalíptica norte-americana, desenvolvida por Frank Darabont e baseada na banda desenhada com o mesmo nome de Robert Kirkman, Tony Moore e Charlie Adlard.[1] A série é protagonizada por Andrew Lincoln, que interpreta Rick Grimes, um vice-xerife que acorda de um coma e apercebe-se de que o mundo que ele conhecia já não existe.[2] Ele sai em busca de sua família e encontra muitos outros sobreviventes, ao longo do caminho. O título da série refere-se aos sobreviventes, e não aos zumbis.[3] A série é transmitida em Portugal pelo canal FOX.
The Walking Dead estreou no dia 30 outubro de 2010, no canal de televisão a cabo AMC, nos Estados Unidos.[4] A série estreou internacionalmente durante a primeira semana de novembro de 2010, exibida na Fox International Channels.[5] Com base na sua recepção, a AMC renovou a série para uma segunda temporada de 13 episódios, que estreou em 16 de outubro de 2011.[6] [7] Com o fim da segunda temporada, novamente a AMC anunciou que a série ganharia uma terceira temporada composta por 16 episódios, que começou a ser exibida em 14 de outubro de 2012.[8] Posteriormente, em 21 de dezembro de 2012, a AMC anunciou a quarta temporada de The Walking Dead.
A série tem sido bem recebida[9] [10] e recebeu muitas indicações a prémios, incluindo para o Writers Guild of America Award[11] e oPrêmios Globo de Ouro na categoria melhor série dramática.[12] A série também tem atingido fortes avaliações, de acordo comNielsen Ratings, superando vários registros de séries de canal a cabo, incluindo o registo de 12,4 milhões de espectadores no último episódio da sua terceira temporada.[13] A estreia da 5.ª temporada também bateu recordes, incluindo o de episódio de drama mais assistido da história da TV a cabo, com 17.3 milhões de telespectadores.
Sinopse
Baseado na banda desenhada de mesmo nome, The Walking Dead conta a história de um pequeno grupo de sobreviventes de um apocalipse de zombies ou "walkers" como as personagens os denominam. A maior parte da história se passa nos arredores deAtlanta e, em seguida, em torno da região rural do norte da Geórgia. Os sobreviventes são vistos em busca de um refúgio e local seguro, longe das hordas de mortos-vivos, que são chamados por eles de, "caminhantes" ou "mordedores", pois devoram pessoas e cuja mordida é infecciosa para os seres humanos. Os sobreviventes tem conhecimentos limitados sobre o que realmente está acontecendo no mundo. O enredo da série é voltado principalmente para os dilemas que o grupo enfrenta, como a luta para manterem-se vivos, os sentimentos confusos e os desafios do dia-a-dia em um mundo hostil e praticamente dominado por mortos-vivos.[14]
O grupo é liderado por Rick Grimes, que ocupava o posto de vice-xerife de uma pequena cidade antes do surto de zumbis. Juntos precisam adquirir novos meios apropriados de convívio social agora que as estruturas da sociedade entraram em colapso e a realidade se tornou atípica.


1.ª temporada
A série inicia com o xerife Rick Grimes sendo ferido após travar um tiroteio com criminosos armados. Ele entra em coma e desperta semanas depois, em um hospital abandonado e danificado. Ao sair do hospital, Rick descobre-se em um mundo pós-apocalíptico dominado por mortos-vivos ("zumbis" ou "caminhantes", como são referidos muitas vezes na série). Rick inicia uma perigosa jornada para Atlanta, onde acredita-se que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CCD) tenha criado uma zona de quarentena onde sobreviventes podem ficar a salvo. Ao chegar a Atlanta, ele logo descobre que a cidade foi dominada pelos mortos.

2.ª temporada
Após fugir de Atlanta, o grupo de sobreviventes parte em busca de algum lugar onde possam permanecer seguros e sobreviver à horda de zumbis espalhadas pelo mundo. Quando encontram uma fazenda que permanece isolada e livre da ameaça zumbi, o grupo tenta conquistar o seu lugar ali, dividindo o espaço com os donos da fazenda. Em meio ao caos, alguns dos sobreviventes vão revelando faces até então ocultas, e o grupo percebe que os zumbis não são o único perigo que existe.

3.ª temporada
Depois que os mortos-vivos invadiram a fazenda, os sobreviventes peregrinam por alguns meses procurando por outros abrigos, até que encontram proteção atrás das grades de uma prisão abandonada. Porém a paz conquistada não dura muito tempo, pois o novo abrigo dos sobreviventes desperta a inveja do primeiro grande vilão da serie: o Governador, sádico líder de uma comunidade não muito longe dali chamada Woodbury. Agora o grupo de Rick deverá lutar para defender seu novo lar e suas vidas.

4.ª temporada
Superando as recentes perdas, os sobreviventes liderados por Rick Grimes continuam com suas vidas na prisão, agora reforçada com a presença dos antigos moradores de Woodbury. Juntos terão que enfrentar uma ameaça maior que os zumbis, incluindo a propagação de uma epidemia mortal que se espalha pela prisão e o retorno do cruel Governador, que consegue tomar a prisão e destruí-la, fazendo com que os personagens sobreviventes ao ataque fujam em busca de um novo lugar, encontrando a possível paz em Terminus, comunidade que oferece abrigo aos vivos.

5.ª temporada
O grupo consegue escapar de Terminus, lugar onde foram enganados e aprisionadores por um terrível grupo de canibais sobreviventes ao apocalipse. Agora todos juntos, eles precisam comandar duas missões, resgatar Beth Greene em um hospital em Atlanta, onde está aprisionada, e levar Eugene Porter até Washington para possivelmente conseguir a cura. Quando ambas missões dão erradas, o grupo acaba ficando sem rumo novamente, é onde encontram uma comunidade chamada Alexandria, aos arredores de Washington.

6.ª temporada
Após serem aceitos em Alexandria, Rick Grimes e seu grupo tentam se adaptar a nova vida, lidando com os recentes acontecimentos. Mas a paz não é duradoura. Dessa vez terão que enfrentar ameaça atrás de ameaça, como a manada de zumbis que invadem a comunidade, o grupo dos saqueadores psicopatas ''Wolves'' e o insano grupo de Negan, chamado ''Os Salvadores''. Dessa vez eles tem algo que realmente devem temer, pois nunca lidaram com tamanha ameaça vindo dos vivos.
Produção
Em 20 de janeiro de 2010, a AMC anunciou oficialmente que eles haviam encomendado um piloto para uma possível série adaptada do quadrinho The Walking Dead, com Frank Darabont e Gale Anne Hurd atuando como os produtores executivos e Darabont como diretor e roteirista também.[16] Toda a série foi pré-encomendada baseada apenas na força do material de origem, os roteiros de televisão e o envolvimento de Darabont.[17] Em janeiro de 2010, uma resenha do roteiro do piloto atraíu mais atenção.[18] As gravações do piloto começaram em 15 de maio de 2010, em Atlanta, Geórgia,[19] após a AMC ter encomendado uma temporada de seis episódios.[20] O restante dos episódios da temporada começaram a ser gravados em 2 de junho de 2010, com Darabont sendo o produtor responsável pela série.[21] Em 17 de julho de 2010, Darabont revelou quem iria escrever e dirigir os seis episódios. Darabont escreveu/co-escreveu os primeiros três episódios e dirigiu o piloto. Michelle MacLaren dirigiu o segundo episódio. O produtor executivo Charles H. Eglee e o co-produtor Jack LoGiudice co-escreveram o terceiro episódio com Darabont, com Gwyneth Horder-Payton dirigindo. O quarto episódio foi escrito pelo produtor executivo Robert Kirkman, o criador e roteirista dos quadrinhos, com Johan Renck sendo o diretor. O quinto episódio foi escrito por Glen Mazzara e dirigido por Ernest Dickerson. O sexto episódio foi escrito por Adam Fierro e dirigido por Guy Ferland.[22] A série foi filmada em sua totalidade em 16 mm.[23] David Tattersall foi o diretor de fotografia do piloto, com David Boyd assumindo o cargo no restante dos episódios. A direção de arte ficou a cargo de Greg Melton e Alex Hadju. A maquiagem de efeitos especiais foi feita por Gregory Nicotero.
Os direitos de exibição da série para o exterior foram vendidos e anunciados em 14 de junho de 2010.[24]
Em 31 de agosto de 2010, Darabont anunciou que The Walking Dead iria receber uma segunda temporada, com a produção começando em fevereiro de 2011. Em 8 de novembro de 2010, a AMC confirmou uma segunda temporada de 13 episódios que estreou dia 16 de outubro de 2011 nos Estados Unidos. Darabont também disse que ele gostaria de incluir alguns dos "elementos ambientais" que ocorrem durante o volume 2 do quadrinho de Kirkman.[25] No início da segunda temporada, o canal AMC já renovou o contrato para uma terceira e quarta temporada.[26] Baseado na série em quadrinhos homônima criada por Robert Kirkman, que também é produtor executivo da adaptação televisiva, mostra os desafios de um grupo de pessoas para fugir e sobreviver em um mundo tomado por zumbis.
"É com orgulho que anunciamos que os mortos continuarão vivos em uma terceira temporada de The Walking Dead", declarou o presidente da AMC, Charlie Collier. "Agradecemos a todos que contribuíram para fazer desta série uma experiência única na televisão."
A AMC renovou a série para uma quarta temporada em 21 de dezembro de 2012, com as filmagens ocorrendo no estado norte-americano da Geórgia em 6 de maio de 2013.[27] Em 29 de outubro do mesmo ano, a AMC renovou o contrato da série The Walking Dead para uma quinta temporada, com Scott Gimple retornando como showrunner.[28] A sexta temporada foi confirmada pela AMC durante a San Diego Comic-Con de 2014.[29] A sétima temporada da série foi confirma pelo produtor executivo Robert Kirkman.
Transmissão
A estreia da segunda temporada nos Estados Unidos quebrou recordes de audiência para um programa de TV a cabo feito para público entre 18 a 49 anos, uma marca que já durava dez anos. Foram 7,3 milhões de telespectadores.[30] O sucesso se repete em outros mercados. No Brasil, o seriado é transmitido pelo canal Fox, que também teve um recorde de audiência com a série.[31] . Na TV Aberta, a Band exibiu as quatros primeiras temporadas, a primeira estreou em 9 de janeiro de 2013 a 12 de fevereiro de 2013, a segunda estreou em 19 de fevereiro de 2013 a 19 de março de 2013, a terceira foi dividida em duas partes, a primeira parte estreou em 21 de maio de 2013 a 09 de julho de 2013 e a segunda parte estreou em 20 de fevereiro de 2014 a 27 de março de 2014, e a quarta temporada estreou em 05 de janeiro de 2015 a 02 de março de 2015.
Recepção da crítica
Em sua primeira temporada, The Walking Dead teve aclamação por parte da crítica especializada. Com base de 25 avaliações profissionais, alcançou uma pontuação de 82% no Metacritic. Por votos dos usuários do site, atinge uma nota de 8.4, usada para avaliar a recepção do público. Em 2010, The Walking Dead foi indicado ao Globo de Ouro na categoria Melhor Série Dramática , e venceu o Emmy Award de 2011 pelo trabalho de maquiagem dos walkers.
Elenco
A série conta com vários atores com quem o desenvolvedor, Frank Darabont, já havia trabalhado anteriormente, incluindo Melissa McBride, Laurie Holden, Jeffrey DeMunn e Juan Gabriel Pareja. Todos os quatro apareceram no filme The Mist, de sua autoria, lançado em 2007. Laurie Holden também apareceu no filme de 2001, The Majestic, que Darabont dirigira. Jeffrey DeMunn também já apareceu em vários filmes de Darabont; além de The Mist e The Majestic, ele apareceu em The Shawshank Redemption (1994) e À Espera de um Milagre (1999).
Nenhum comentário:
Postar um comentário